top of page

Como Cuidar de sua Tábua de Corte


As tábuas de corte são grandes blocos sólidos de madeira utilizadas na cozinha para cortar carnes e outros alimentos. Pelo fato de serem feitas de madeira natural é importante realizar a manutenção de rotina para evitar que a madeira seque e rache, e também para matar as bactérias existentes. Leia o artigo para aprender como você pode manter a sua tábua em ótimo e duradouro desempenho.


Passos:

1

Raspe as superfícies da sua tábua de corte imediatamente após cada utilização para mantê-la higienizada.Você pode usar uma espátula ou raspador de aço, que também ajudará na remoção do excesso de líquido.


2

Limpe a sua tábua de corte diariamente após o uso.Use uma esponja, água e detergente líquido de lavar louça ou sabão neutro para limpar a tábua de todos os lados.

3

Seque e remova completamente a água de todos os lados da tábua de corte usando uma toalha ou pano de prato macio e limpo prato.

4

Desinfete a sua tábua de corte se você a usou para cortar peixe cru, carne ou outros itens cheios de bactérias.Use água sanitária ou uma mistura alternativa totalmente natural de vinagre branco e água oxigenada.Adicione 1 colher de sopa (14,7 ml) de água sanitária para cada 3,78 litros de água e use uma esponja para limpar todas as superfícies da tábua.Lave a tábua com água para remover quaisquer vestígios de desinfetante.Borrife sua tábua de corte com vinagre branco puro e deixe que ele seja absorvido completamente na superfície.Use um papel toalha umedecido com água oxigenada e passe-a suavemente em toda a tábua para completar o processo de desinfecção.

5

Despeje o suco de limão diluído em áreas da tábua que contêm manchas para removê-las completamente.

6

Passe óleo mineral natural para alimentos na tábua de corte uma vez por semana para manter a madeira úmida e para evitar que ela resseque ou rache.Um excelente óleo mineral para tábuas de corte podem ser encontrados em drogarias como um "laxante lubrificante". É inodoro, insípido e incolor, e não vai ficar rançoso.Despeje o óleo mineral diretamente na tábua de corte e gentilmente use uma esponja para espalhar o óleo por toda a superfície.Deixe o óleo mineral mergulhar completamente na superfície da tábua e use um pano macio para limpar todo o óleo restante ou excesso que não for absorvido.

7

Aplique uma camada de acabamento de cera natural de abelha na tábua após passar o óleo mineral.Esse procedimento selará o óleo para dentro da madeira e evitar que as bactérias contaminem a madeira.Aplique pequenas quantidades de cera de abelha em um pano macio e passe em toda a sua tábua até que toda a superfície seja coberta por ela.Faça movimentos circulares suaves para esfregar a cera de abelha na madeira e limpe o excesso com um pano limpo e seco.


8

Coloque os alimentos em diferentes áreas da tábua de corte cada vez que você for usá-la.Isso fará com que toda a superfície seja usada por igual, em vez de apenas um local específico, quando você cortar.


Fone: wikihow



bottom of page